• Porão do Rock
  • 2008
  • Muse e Suicidal Tendencies são os headlines de 2008

Muse e Suicidal Tendencies são os headlines de 2008

ImageDemorou para ser definida, mas promete ser a melhor de todas. A 11ª edição do Festival Porão do Rock, que acontecerá nos dias 1º e 2 de agosto de 2008 (sexta e sábado), no estacionamento do Estádio Mané Garincha, no centro de Brasília, ganhará um terceiro palco e, por conseqüência, mais atrações, num total de 40 (das quais 23 já estão definidas). E se afirmará de vez como evento de caráter internacional, reforçando o conceito já adquirido de “maior festival independente de música do Brasil”, que comemora 10 anos de criação, desde 1998.

Para começar, serão seis bandas “gringas”: Papier Tigre (França), The Tandooris (Argentina), Kill Karma (Espanha), SickCity (Alemanha) e as grandes atrações Muse (Inglaterra) e Suicidal Tendencies (EUA) (leia mais abaixo).

Do cast nacional, 16 grupos variados. Destes, apenas cinco já pisaram nos palcos do Porão: Pitty (BA), Autoramas (RJ), Matanza (RJ), Mundo Livre S.A. (PE) e MQN (GO). As novidades são Almah (SP), Amp (PE), Black Drawing Chalks (GO), Canastra (RJ), Madame Saatan (PA), Maldita (RJ), Mukeka Di Rato (ES), Nitrominds (SP), Orgânica (SP), Sawoya (SP) e Tom Bloch (RS).

O rock de Brasília estará muitíssimo bem representado por 18 bandas, entre elas o Supergalo, herdeiro do movimento que deu início ao Porão do Rock e que está lançando o CD de estréia. A produção convidará 13, entre nomes que passaram por seletivas e/ou têm carreira consolidada na cidade, mas nunca conseguiram vaga no evento, ou que já tocaram e estão num momento de destaque e/ou de lançamento de novos trabalhos.

Assim, as quatro vagas candangas restantes serão disputadas entre 16 bandas que participarão da Seletiva Brasília, marcada para os dias 11 e 12 de julho (sexta e sábado), no Gate´s Pub (403 Sul). Para se inscrever na seletiva, a banda deve preencher, até 30 de junho, cadastro no reformulado portal www.poraodorock.com.br indicando links onde se possa ouvir suas músicas. Quem já se cadastrou anteriormente também estará concorrendo, bastando manter atualizado o site que indicou. Todas as bandas cadastradas estão sendo ouvidas e avaliadas pela curadoria da ONG Porão do Rock. A lista com as bandas da seletiva, bem como as convidadas para o festival, será divulgada até o dia 4 de julho.

Das 40 atrações, 24 (12 por dia) se dividirão nos dois palcos principais, mais uma vez dispostos lado a lado, com pequenos intervalos entre o final de um show e o início de outro. A novidade fica por conta do terceiro palco, batizado como Pílulas, que substituirá a tenda de DJs. Mais distante, o espaço permitirá que sejam realizados shows simultâneos aos dos palcos principais, mas com intervalos maiores entre eles. Ao todo serão 16 atrações no terceiro palco, oito por dia.

Nas 10 edições anteriores, o Porão do Rock foi assistido por mais de 600 mil pessoas e reuniu 234 atrações diferentes, sendo 122 bandas somente do Distrito Federal, 104 de 15 estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Rondônia,– e oito nomes internacionais de cinco países (Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Uruguai e Portugal).

Atrações internacionais 
 
MuseMuse
A banda inglesa, formada pelos amigos de escola Mathew Bellamy (guitarra e voz), Chris Wolstenholme (baixo) e Dominic Howard (bateria), faz um indie rock com peso e elementos eletrônicos. Está na estrada desde 1997, tem cinco discos de estúdio e é conhecida por performances vigorosas e apoteóticas, sendo bastante requisitada para tocar em festivais na Europa e Estados Unidos, como Glastonbury (Inglaterra), Slane Castle (Irlanda) e no recente Rock in Rio Lisboa (Portugal). Em março deste ano, o Muse lançou o CD e DVD ao vivo Haarp, gravado a partir de grande show realizado no estádio de Wembley, em Londres.

Estará pela primeira vez na América do Sul para uma série de sete shows, três deles no Brasil: Rio de Janeiro (30 de julho, no espaço Vivo Rio), São Paulo (31 de julho, no HSBC Brasil) e Brasília (2 de agosto, no Porão do Rock). Antes, passará por Colômbia (Bogotá, 20 de julho), Argentina (Buenos Aires, 23 e 24 de julho) e Chile (Santiago, 26 de julho).

Confira mais em www.muse.mu

Suicidal TendenciesSuicidal Tendencies
É um patrimônio do rock skatista norte-americano e seu crossover punk/hardcore/thrash metal. Formado em 1981 na cidade de Venice (Califórnia), tem na figura carismática do vocalista Mike Muir (e sua indefectível bandana azul) a marca registrada. Entre idas e vindas, mudanças de integrantes e projetos paralelos, o grupo já gravou 13 discos de estúdio e planeja lançar material novo em 2008, quebrando um silêncio fonográfico de quase oito anos.

Volta ao Brasil para se apresentar dia 1º de agosto, no Porão do Rock. Em 1997, já havia tocado em Brasília, no extinto Gran Circo Lar. Sua atual formação conta com Mike Muir (voz), Mike Clark e Dean Pleasants (guitarras), Steve Brunner (baixo) e Ron Brunner Jr. (bateria).
 
Confira mais em www.suicidaltendencies.com