• Porão do Rock
  • 2004
  • Porão do Rock Ponto a Ponto

Porão do Rock Ponto a Ponto

* Vamos aos pontos:

1. Pensei ter sido claro ao dizer que estou com o material de todas as 24 bandas que estão participando da seletiva. E citei o Gramofocas porque eles foram citados na mensagem do Ralf Hutter. Mas, reafirmando o que o Dois disse, TODAS AS BANDAS QUE ESTÃO NA SELETIVA, assim como todas as 204 bandas do DF inscritas no festival e as 685 inscritas em todo o Brasil, mandaram material este ano. Não estamos reaproveitando material de outros anos de ninguém.

2. Quem foi à seletiva ontem (sábado) percebeu a diversidade de estilos. Punk, hardcore, grindcore, metal, hard rock, rockabilly, punkabilly, rap rock e outros. Hoje (domingo), haverá mais diversidade ainda. Essa é a proposta do Porão do Rock.

3. Fiz questão de frisar lá que, das 24 bandas que estão participando da seletiva, 19 jamais subiram ao palco do Porão do Rock. E que outras 91 já participaram do festival nas seis edições anteriores. Se isso é o que vocês chamam de "apadrinhamento", "panelinha", haja panela pra tanto feijão!

4. Se a Daniela Paiva ou qualquer jornalista achar que a banda "x" ou "y" é favorita, é um direito. São 11 jurados e a opinião dela não vai prevalecer por causa disso. Outra matéria publicada ontem também apontou favoritos. Essa raiva incontida que alguns aqui têm de jornalistas precisa acabar. Como em toda a profissão, existem os bons e os maus. E lembrem-se: muitas bandas você descobriu e passou a gostar por causa de alguma matéria que leu no jornal, em uma revista especializada ou em um site, seja de que estilo for. Escrita por um JORNALISTA.

5. Se é para alegria geral da nação, o Nando Reis NÃO VAI mais tocar no Porão do Rock. A mudança de datas do Porão acabou gerando um problema com a agenda dele. Eu, particularmente, também não gostaria que ele tocasse. Mas isso é minha opinião. Assim como também não vejo grande coisa nesse República Djou. Mas vamos ver os caras no palco para depois julgar.

6. Vamos ter uma atração internacional, que não é nenhum grande nome, mas tenho certeza que a maioria vai gostar. Trata-se de um ex-integrante de uma lendária banda punk norte-americana. Ele e outras duas atrações serão anunciadas até quarta ou quinta-feira, quando será divulgada a programação completa do festival.

7. O dinheiro do imposto de todos nós está sendo (mal) usado em várias obras públicas. E ninguém se mexe pra fazer porra nenhuma. Mas quando se trata de uma iniciativa PRIVADA como o Porão do Rock, que, repito pela enésima vez, NÃO É DO GDF, todo mundo se acha no direito de xingar e o cacete. O festival conta com o apoio do governo (como já contou com o apoio quando o governador era o Cristovam Buarque). Ninguém no Porão vota ou faz campanha para o atual governo. Mas, infelizmente, não se faz quase nada nessa cidade, culturalmente falando, se o GDF não participar de alguma forma. Até porque muitas empresas e empresários daqui tem algum tipo de ligação com o governo. Critiquem as atrações, tudo bem, mas poupem a organização dessa ladainha de "meu dinheiro está sendo usado". Pois pode ter certeza que o seu dinheiro vai estar sendo usado em quase todos os shows que acontecem no DF.

8. Por fim, uma mensagem ao Ralf Hutter: quando falei em "democracia dá nisso", escrevi em tom de desabafo pelo jeito desrespeitoso com que as pessoas se referem ao trabalho dos outros. Não é só o Porão do Rock que é achincalhado nesse Mural. Vários produtores da cidade - inclusive a Protons, citada várias vezes recentemente, e o próprio Cult 22, que é a razão de ser deste espaço - são criticados de forma aviltante. Já escrevi várias vezes que não me importam as críticas e discuto todas elas, desde que tenham embasamento e um mínimo de respeito. Pois, apesar de tudo, tenho respeito por cada um que escreve aqui. Se não tivesse, não perderia meu tempo escrevendo essas mensagens longas.

ps.: Retirado do Mural do site do Programa CULT 22