• Porão do Rock
  • 1999
  • A volta da Plebe Rude

A volta da Plebe Rude

Jogada promocional, oportunismo, revival dos intermináveis anos 80, uma graninha extra, essas poderiam ser algumas das teorias para a volta da Plebe Rude no Porão do Rock de 1999. Contudo, todas essas hipóteses podem ser respondidas com uma única pergunta: e daí? Se existem motivos ilícitos para o recomeço, sinceramente isso não importa.

O prazer de assistir novamente, ou pela primeira vez, uma apresentação dos quatro plebeus que ajudaram a revelar o cenário musical de Brasília para o resto do país foi indescritível.

Imagine um adolescente com 16 anos em 1999. Esse sujeito praticamente nasceu junto com a Plebe Rude. A banda esteve no auge em 86/87 e essa pessoa era uma criança de 3 ou 4 anos curtindo Xuxa e Trem da Alegria. Quando a Plebe se apresentou pela última vez, decadente e destroçada, em 1993 no Rio de Janeiro, o adolescente de 1999 era uma, ainda, criança de 10 anos. Para essa geração pós-coca-cola ou cara-pintada, poder testemunhar o retorno, mesmo que temporário, desses punks e mitos foi uma oportunidade única, um privilégio até.

Agora imagine uma pessoa balzaquiana, ou quase, que testemunhou todo o processo de afirmação da música brasiliense. Curtir a velha energia dos punks e cantar versos politizados que, infelizmente, continuam atuais. Não se espante se essas pessoas saíram roucas e saudosas do show. "Johnny vai a guerra outra vez enquanto que a trégua não vem". Existe frase melhor para definir a atitude da Plebe Rude?

O retorno desses sinceros punks na noite daquele 1 de agosto de 1999 diante de milhares de pessoas na concha acústica foi apoteótico. Era o início de um fim digno para um dos maiores ícones da década de 80 e de Brasília. A Plebe Rude ainda viajou pelo país, registrou a energia das apresentações num disco ao vivo, teve sua discografia relançada em CD. Sim, um fim digno finalmente. A Plebe merecia terminar suas atividades em cima do palco, completa e recebendo toda a vibração do público. Que se dane as teorias, hipóteses e conspirações.

Sejamos apenas inocentes e idealistas curtindo a Plebe Rude.