• Colunas
  • Elebu
  • 14: Porão do Rock 2006 e X-Men

14: Porão do Rock 2006 e X-Men

O vocalista da banda goiana Johnny Suxxx n' the Fucking Boys citou uma frase que virou moda na terra dele: “sou goiano e foda-se”. Parece até que ela foi elaborada especialmente para o brasiliense ouvir, uma vez que ser goiano ou ter sotaque de lá não é exatamente bem visto na minha terra. Todas as gozações são destinadas para as pessoas que nascem no grande e velho Goiás, e ficam ainda maiores quando falamos da capital do Estado. É puro preconceito e deboche, mas é a realidade. Por isso a frase parece uma resposta digna. Em mais palavras ela quer dizer: “eu sou o que sou e se você não gosta o problema é seu porque eu estou muito bem”.

Aproveito para utilizar a frase goiana e fazer uma versão. “Sou nerd e foda-se”. Gosto de histórias em quadrinhos e de falar sobre elas por horas e horas. Adoro livros idiotas, seriados de TV e filmes ruins. Ouço muita música. Sou apaixonada pelos X-Men. Agora que você tem conhecimento dessas preferências típicas do que em terras estadunidenses seria considerado “coisas de perdedor”, pode entender porque a edição que deveria ser especial ao maior festival de Brasília, não é exclusiva a ele.

O Porão do Rock merece e dá condições de ocupar todas as páginas desse fanzine, afinal são três dias onde é possível extrair dezenas de notícias, ou sobre o evento em si, ou sobre quem participa dele. Mas então eis que é lançado o terceiro filme da franquia dos X-Men uma semana antes e faz com que toda a exclusividade da edição fosse para o beleléu. A empolgação e emoção em ver os mutantes na tela tomaram conta, e isso precisou ser colocado nessas páginas. O que não é um problema, não é mesmo? Afinal, rock é acima de tudo parte da cultura pop, na qual também pertence os quadrinhos. Sendo assim, os dois se aproximam. E como!

Se não fosse uma verdade, não teríamos tantas bandas brasileiras e estrangeiras que prestam homenagem a desenhos animados. Veja a Érika Martins e os Telecats. A cantora e compositora confessou que é uma referência a Josie e as Gatinhas. Normal para alguém cuja banda anterior era a Penélope (Charmosa, personagem do desenho Corrida Maluca). E o Iron Maiden, banda que o inglês Paul Di'Anno fez parte, inventou seu próprio personagem de desenho.

Isso só para ficar com exemplos daqueles que participaram da edição 2006 do Porão. X-Men é diversão que muitas vezes levo a sério um pouco demais. Cobrir o Porão do Rock, hoje, é um trabalho que se transforma em diversão em vários momentos. Coloque na balança e temos um equilíbrio. Se pra você não faz sentido, pra mim faz!

Divirta-se.

Clique aqui para baixar a edição completa